A Integração vai além de apresentação do espaço físico, orientações sobre benefícios e treinamentos sobre a história e os produtos da marca. Tem como principal objetivo diminuir o tempo que um novo colaborador leva para chegar ao seu pleno potencial. Para atingir esse resultado é preciso muita empatia e comunicação. Não basta mostrar “o que a empresa faz”, mas “como” tudo é feito.

A Integração deve ser capaz de promover o engajamento desde o início e criar um vínculo emocional com o novo profissional, de maneira que ele se sinta acolhido e importante. Quando há este cuidado no momento da Integração, o novo integrante:

  • sente-se parte da loja e conectado com a marca, o que melhora o clima e diminui a rotatividade;
  • aprende as suas funções de forma estruturada e, em pouco tempo, executa o seu trabalho com qualidade, agilidade e segurança, aumentando a produtividade e os resultados da loja.

Processo de Integração

Toda a operação Portobello Shop precisa ter o seu processo de integração de novos colaboradores bem estruturado. É importante que o Franqueado e/ou o Gerente da Loja considerem os seguintes pontos ao estruturar esta rotina:

Antes da Chegada do novo colaborador:

  • Verifique se possui equipamentos de trabalho para o novo colaborador ou se há a necessidade de compra. 
  • Abra o chamado solicitando os acessos do novo colaborador com antecedência, para que ele tenha os acessos no primeiro dia de trabalho.
  • Defina  um “padrinho” do novo colaborador, ele será a ponte para toda e qualquer dúvida, que vai surgir naturalmente. Além de ser um apoio que vai te ajudar a acompanhar o novo #portobellolover diariamente. O ideal é que seja um colaborador mais experiente, do mesmo cargo e com muita empatia!
  • Prepare um Kit de Boas Vindas, com alguns brindes da Portobello: caderno, caneta, caneca, etc.

I. Primeiro dia

  • Faça com que o primeiro dia seja especial. Avise a equipe sobre a chegada de um novo integrante e esteja na loja para recebê-lo.Se possível, receba o novo colaborador com um café da manhã de boas vindas
  • Apresente o novo integrante a cada colaborador da equipe, acrescentando uma informação que poderá abrir espaço para o diálogo.
  • Faça um tour pela loja, apresentando a área de vendas e as áreas de apoio (copa, espaço para armários, escritório);
  • Valorize a entrega do Dress Code. Ele é um instrumento de trabalho, traz a identidade da Portobello Shop e garante conforto no dia a dia;
  • Explique que a loja é uma Franquia da rede Portobello Shop. Apresente os principais objetivos da marca com este canal e os principais números da rede.

II. Combinados

Reserve um espaço confortável e tranquilo para retomar os “Combinados” da Loja e dos gestores do negócio/ Franqueados (lembrando que todas as regras já devem ter sido discutidas durante o processo de contratação).
Uma boa prática é, neste momento, entregar o Contrato de Trabalho a ser assinado pelo novo colaborador (se ainda não tiver, verifique a possibilidade de fazê-lo).
Veja alguns conteúdos que podem fazer parte desta conversa:

  • Remuneração e Benefícios: falar sobre composição salarial (salário fixo e variável), data de pagamento e benefícios concedidos;
  • Jornada de Trabalho: apresentar a escala e orientar sobre o registro de ponto, hora extra/banco de horas e pontualidade (explicar como atrasos e ausências são tratados);
  • Dress Code: falar sobre uso obrigatório do uniforme (cuidados importantes), orientações sobre maquiagem, cabelo, barba e unha (falar sobre a importância dos cuidados com a imagem pessoal), postura esperada x comportamentos inaceitáveis;
  • Manutenção: orientar sobre a importância da limpeza e da organização da loja;
  • Treinamento e Feedback: falar sobre a frequência dos treinamentos e feedbacks formais. Mencionar também a importância de se manter atualizado e buscar informações para o seu desenvolvimento, o bom desempenho em vendas e apresentar a “Academia Portobello”.
  • Comunicação: apresentar o Mural da Loja e falar das reuniões de equipe (tipos de reuniões e frequência com que são realizadas).

III. Treinamento sobre Produtos, Processos e Atendimento

Estabeleça uma agenda para que o novo colaborador intercale nos primeiros dias o acompanhando de diferentes colaboradores da loja (que sejam referência no exercício de suas atividades e possa atuar como “padrinho”) e os cursos previstos na Academia Portobello. Estes momentos alternados são importantes para alternar o estímulo e criar oportunidades do novo colaborador conjugar teoria e prática, de forma estruturada.
Também é importante que, no final do cada dia (ou no início do dia seguinte), o novo colaborador possa discutir o que aprendeu, receber feedback das atividades realizadas e compartilhar as suas anotações. Neste momento, o Franqueado e/ou o Gerente da Loja deve reforçar a importância de fazer os registros, estimular o ritmo e a dedicação do novo colaborador e verificar necessidade de ajustar a agenda.

IV. Indicadores de Desempenho

Um novo colaborador deve conhecer, desde o início, os indicadores mais importantes da loja e das suas metas. Reforce quais ações precisam ser realizadas e o quanto o aprendizado no período de integração e o interesse no autodesenvolvimento são determinantes para que ele obtenha os melhores resultados.

Também é o momento de apresentar as ferramentas de avaliação individuais (avaliação do período de experiência e avaliações mensais de desempenho). Numa segunda oportunidade (reserve em sua agenda), apresente o Programa de Excelência das Franquias Portobello Shop, —  que consiste na avaliação da loja como um todo e cujo resultado depende da aderência de toda equipe.

Cada um destes pontos é necessário para promover uma boa integração em loja.

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