Recrutamento Interno

Para algumas posições em aberto, identificamos dentro do grupo ou da própria equipe, profissionais preparados para ocupar a posição em aberto. Normalmente, quanto mais se investe em treinamento e feedback no dia a dia da loja, maiores são as chances de promoções internas. Esta é uma das principais vantagens do recrutamento interno: mostrar que há oportunidades de aprender coisas novas, aumentar a remuneração, ter um plano de carreira e enfrentar novos desafios. Este tipo de mensagem é fundamental para manter a equipe engajada.

Por outro lado, para que a promoção interna não gere queixas ou desmotivação, é fundamental que haja uma comunicação transparente e os requisitos para a seleção do funcionário sejam bem divulgados.

Se achar que pode encontrar alguém internamente, e acredita que há vários candidatos, divulgue claramente os requisitos da vaga. Reserve tempo para conversar com todos os que manifestarem interesse. Você não pode promover alguém que não tenha algum dos requisitos e não poderá deixar de entrevistar alguém que tenha todos os requisitos da vaga. Esses dois comportamentos criam um sentimento de injustiça e desconfiança. Os colegas podem “sabotar” quem foi promovido ou achar que o processo teve “carta marcada”.

Por outro lado, se já tiver um candidato em mente, — alguém que você acompanha de perto e tem 100% de segurança de que tem as competências necessárias para a função, fale diretamente com essa pessoa. Apresente a proposta, os requisitos para a vaga e os motivos que o levaram a convidá-lo. Solicite que pense sobre a oportunidade e agende uma entrevista formal entre vocês.

 

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