A limpeza da loja é essencial, porque todos merecem trabalhar em locais adequados e devidamente limpos. Além disto, a higienização e manutenção apropriadas fazem toda a diferença na hora de conquistar e fidelizar os clientes. Por isso, sugere-se uma rotina adequada para a limpeza e manutenção de uma franquia Portobello Shop:

  • A auxiliar de limpeza deve ser a primeira a chegar à loja, uma hora antes da abertura, juntamente com o responsável pela abertura da loja;
  • A primeira etapa da limpeza é a faxina maior, ou seja, a limpeza geral da loja que inclui lavagem de chão, vidros, área externa e banheiros. No restante do dia, a auxiliar deve manter a limpeza feita inicialmente e fazer a limpeza de peças (produtos expostos) e expositores. Nos horários de menor movimento, a limpeza deve ser reforçada;
  • As lixeiras de papel (das mesas de atendimento e dos banheiros) devem ser limpas, no mínimo, 03 (três) vezes ao dia: antes da loja abrir, após o almoço e antes da saída da auxiliar de limpeza;
  • A auxiliar é responsável por manter os acessórios do café (xícaras, copos, mexedores, adoçantes, açúcar, etc.) em ordem, limpos e prontos para uso;
  • A auxiliar só poderá ir embora depois de realizar uma última vistoria na loja e efetuar a limpeza final;
  • A parte externa da loja, assim como o letreiro e/ou luminoso, devem receber constante manutenção para que pareçam sempre novos.
blank