Antes de fechar uma venda e, principalmente, antes da integração de uma ordem de compra, deve-se consultar o estoque para confirmar o prazo de entrega dos produtos. Esse procedimento é fundamental para evitar frustrações e/ou desconfortos com os clientes por falta de estoque do produto escolhido. Para consultar o estoque, acesse o sistema Microvix.

Todos os produtos ativos do portfólio Portobello Shop terão estoque reservado para uso exclusivo da Rede. Os produtos que constam neste estoque exclusivo têm um tratamento diferenciado dos demais, no que se refere a:

  1. Prazo de entrega: prioridade na separação e no embarque, e garantia no cumprimento dos prazos.
  2. Tonalidade: será sempre a tonalidade padrão ou similar aceitável, o que impedirá que o cliente receba um produto de tonalidade fora do que foi concebido para o produto.

Note bem: é importante observar que a produção de cerâmica está sujeita a variações incontroláveis. No processo de fabricação, por exemplo, quando o produto está no forno, as peças que estão nas bordas da esteira queimam de forma diferente das que estão no centro, consequentemente haverá diferença de tonalidade e calibre. Além desses, outros fatores, como as condições dos insumos (pigmentos, granilhas) e as condições climáticas (umidade do ar) também interferem. Conforme a sua tonalidade e calibre, o produto é classificado pela norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os produtos Portobello possuem classificação acima da exigida pela norma ABNT. Desse modo, a loja deve sempre avisar o cliente sobre a possível diferença entre as peças vistas na loja e o produto recebido. É importante deixar claro que as amostras da loja são referenciais.

No caso de reposições ou complemento é necessário indicar a tonalidade e o calibre que foi adquirido na compra original, para não haver divergência de padrão.

O nível do estoque dos produtos exclusivos Portobello Shop será monitorado automaticamente. Isto significa que sempre que uma determinada quantidade for vendida, o estoque será automaticamente reposto, se não houver problemas com a produção. Os programas de produção da Portobello já projetam bloqueios (reservas) para provisionar estoques futuros.

Vale ressaltar que o estoque exclusivo Portobello Shop será visualizado somente pelas lojas da Rede.

Durante a consulta de disponibilidade dos produtos do portfólio Portobello Shop, a loja terá a possibilidade de consultar também o estoque comum do Grupo Portobello para aquele produto.

É bom lembrar que os produtos adquiridos pelo estoque geral do Grupo Portobello, não terão o mesmo tratamento no que se refere à tonalidade padrão, porém, poderão ser vendidos normalmente, desde que estejam inclusos na tabela de preços cadastrada.

 

Lojas abastecidas por CD – Centro de Distribuição

Lojas atendidas pelos Centros de Distribuição usam o estoque do CD e de Tijucas (EET), caso não haja disponibilidade no CD.

  • Quando o produto não está disponível no CD:  o Pedido aparece para o DRP (setor responsável pelo abastecimento dos CDs) programar o abastecimento.

O Abastecimento dos CDs varia entre eles. Os prazos dos CDs (abaixo) podem aumentar, por haver demora na alocação caso as cargas estejam cheias:

  • CSA: Horizonte de análise de alocação é em média 30 (trinta) dias. Após gerar a ordem de transferência, o produto demora cerca de 25 (vinte e cinco) dias para chegar ao CD.
  • CJU: Horizonte de análise de alocação é em média 12 (doze) dias. Após gerar a ordem de transferência, o produto demora cerca de 10 (dez) dias para chegar ao CD.
  • CDC: Horizonte de análise de alocação é em média 12 (doze) dias. Após gerar a ordem de transferência, o produto demora cerca de 10 (dez) dias para chegar ao CD.
  • CGO: Horizonte de análise de alocação é em média 15 (quinze) dias. Após gerar a ordem de transferência, o produto demora cerca de 10 (dez) dias para chegar ao CD.
  • CWB:  Horizonte de análise de alocação é em média 15 (quinze) dias. Após gerar a ordem de transferência, o produto demora cerca de 07 (sete) dias para chegar ao CD.

As cargas da Portobello Shop por serem muito fracionadas, necessitam de 03 (três) a 05 (cinco) dias para a entrada e separação do produto de modo a atender a agenda da loja.

Ex: Produto chegou hoje no CD. A loja tem uma agenda hoje e gostaria que a carga fosse inclusa. Infelizmente não terá como entrar na agenda do mesmo dia da entrada do caminhão. Exceto casos acordados em regime de exceção, junto ao CD.

A partir da data de entrega do Pedido no cliente deve-se contar: Prazo de abastecimento + Alocação no CD + 03 (três) dias (porque poderá variar em função da agenda de entrega da loja).

  • Quando o produto está disponível no CD: Quando o produto está disponível no Centro de Distribuição que atende a loja, o processo de alocação é mais rápido. Lembrando que a alocação é vinculada a DMF, ou seja, o estoque disponível será alocado aos pedidos com DMF próxima. O preenchimento correto da DMF é primordial para uma alocação correta.

A partir da data de entrega do Pedido no cliente deve-se considerar a alocação no CD (+- 10 (dez) dias antes da DMF) + Agenda de entrega da loja.

Alerta para venda de produtos sem estoque: deve-se estar atento às diversas variáveis que envolvem a produção de um produto: qualidade da matéria-prima, transporte de insumos, processos de importação de insumos, temperatura ambiente, temperatura de fornos. Algumas destas variáveis não dependem da ação humana e são decididas pela natureza. Assim, apesar do Grupo Portobello ter um índice de aproveitamento de suas produções acima dos padrões estabelecidos, pode haver alguma situação que fuja ao controle de produção.

É impossível garantir que uma previsão de produção se cumpra conforme o previsto (e por isso, se chama “previsão”). Esta informação é muito importante e deve ser de conhecimento de todos para evitar. A decisão de prometer ao cliente um produto que não está disponível no estoque é da loja. Cabe ao Franqueado informar o cliente sobre os riscos que esta decisão poderá trazer e, também, administrá-los caso venham a acontecer.

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