Um orçamento é uma cotação e condição de venda solicitada por um cliente. Os orçamentos devem ser sempre executados  e geridos dentro do sistema CRM Salesforce (acesse Parte II >>> 8. Sistemas tecnológicos >> 8.1.3 CRM Salesforce)

O orçamento deve apresentar os dados cliente (nome completo, informações para contato e endereço de entrega), os dados da loja (razão social, endereço e contato) e informações da venda (produtos, quantidades, preços, descontos e condições de pagamento). Também pode ser dividido por ambiente e deve conter outras informações específicas no campo de observação, nas notas de rodapé.

Alguns procedimentos básicos na execução do orçamento são:

  • O vendedor deverá emitir um orçamento formal no Salesforce logo após a solicitação do cliente, não perdendo o timing da venda. Nesse documento devem constar: nome, e-mail, telefone, endereço e, se possível, CPF do cliente (permite antecipar a pesquisa nos órgãos de proteção ao crédito). Sugere-se que o orçamento seja entregue no ato do atendimento ou, no máximo, 48h após o atendimento, em casos de necessidade de quantitativo, paginação e/ou projeto 3D.
  • É imprescindível que o orçamento seja entregue pessoalmente ao cliente. Por isso, em casos de entrega posterior, é essencial que o consultor de vendas marque o dia e horário para entregar e negociar o orçamento com o cliente.

Dica: Entregue anexado ao orçamento o laudo técnico do(s) produto(s), emitido pelo Especificador Virtual. Esta prática fortalece os diferenciais dos produtos Portobello Shop, caso o cliente consulte também a concorrência.

  • Depois de gerar o orçamento, é essencial que o consultor de vendas, faça alguns procedimentos no CRM Salesforce:
  1. Altere a data de previsão do fechamento do orçamento (chamado de oportunidade no CRM);
  2. Qualifique o orçamento (informações importantes para aproximar o vendedor do cliente durante o processo de follow-up e negociação);
  3. Preencha os campos referentes ao projeto, se necessário. Abrindo assim, automaticamente, uma tarefa para o projetista selecionado;
  4. Salve os documentos entregues pelo cliente (planta, projeto, entre outros), nos Arquivos da oportunidade no CRM ou no Drive da Loja;
  5. Acompanhe o orçamento e realize com pontualidade as atividades de follow up disponíveis na sua Agenda no CRM.
    • No caso de realização de projeto ou quantitativo pela loja, sugere-se que o consultor de vendas e projetista salvem os documentos no Arquivo, dentro da Oportunidade no CRM, gerando o histórico e a agilidade no retorno do cliente.
    • Após o orçamento, realize as atividades de follow-up (atividades de acompanhamento) referentes ao orçamento, tentando identificar qual foi a sua decisão de compra. Essa anotação, também deve ser feita no Chatter ou no Registro de chamada dentro da Oportunidade deste cliente, do CRM Salesforce. De forma, a criar um histórico daquele atendimento.
    • No caso de fechamento, o orçamento  deverá ser transformado em pedido no Salesforce e automaticamente passará ao status de Fechada e Ganha.
    • Após transformar o orçamento em pedido, sugere-se que o consultor de vendas e o gerente da loja mantenham o contato com o cliente, conforme as sugestões no follow-up, de forma a estarem presentes e serem lembrados.
    • Caso o cliente opte por não comprar, o consultor de vendas deverá cancelar o orçamento no Salesforce, realizando assim, a limpeza da sua carteira.É importante que o consultor sinalize o motivo da desistência ou não fechamento.

Vale aqui destacar os status dos orçamentos dentro do CRM:

  • Orçamento: Quando um orçamento for criado no Microvix automaticamente será criada uma Oportunidade no Salesforce com o status “Orçamento”.
  • Em negociação: Quando for criada uma nova versão ou alteração do orçamento, o consultor pode alterar o status da oportunidade para “Em negociação”.
  • Fechada e ganha: Quando um orçamento vira pedido no Microvix automaticamente será alterado o status da oportunidade para “Fechada e ganha”.
  • Fechada e perdida: Quando um orçamento for cancelado no Microvix automaticamente o status da oportunidade será alterado para “Fechada e perdida”.

 

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