Um pedido é a efetivação de uma venda pela conversão de um orçamento.

As lojas Portobello Shop trabalham sem estoques físicos de produtos nas suas unidades, ou seja, o produto é comprado da indústria diretamente para o consumidor. Isso é possível mediante a consulta prévia on-line do estoque nos depósitos do Grupo Portobello pelo Franqueado.

O sistema responsável pela emissão dos pedidos de venda é o Salesforce, incluindo a gestão dos pedidos e seus status (acesse Parte II >>> 8. Sistemas tecnológicos >> 8.1.3 CRM Salesforce). Os passos a serem seguidos são os seguintes:

  1. O consultor de vendas deve tomar como base o orçamento para fazer o pedido, completando ou conferindo as informações:
  • Cadastro completo do cliente;
  • Cadastro de especificador;
  • Cadastro do vendedor;
  • Inserção dos produtos e quantidades;
  • Condição de pagamento definida pelo cliente;
  • Definição da data de entrega;
  • Conferência de preços.
  1. Após gerado, o pedido deve ser impresso em duas vias, ambas assinadas pelo vendedor e cliente, junto com o Contrato de Compra e Venda, confirmando a compra.
    • Uma via do pedido e do contrato deve ser entregue ao cliente, como comprovante da compra. Junto a estes documentos, deve-se entregar e solicitar assinatura no Manual do Cliente (acesse Parte II >>> 2. Vendas >> 2.3.1 Manual do cliente), para clientes finais, e no Manual do Especificador (acesse Parte II >>> 2. Vendas >> 2.3.2 Manual do especificador), nos casos de especificadores.
    • A outra via, já assinada, deve ser escaneada e salva na pasta do Google Drive referente àquele pedido (após o atendimento ao cliente).
  2. Com a geração do pedido, automaticamente ele será integrado no Menu “Pedidos” no CRM Salesforce.
  3. O próximo passo é receber do cliente o pagamento referente ao pedido. No caso de compras parceladas (com exceção de cartão de crédito), deve ser solicitado ao ADM verificação do cadastro do cliente nos órgãos de proteção ao crédito. Se o cliente tiver um bom perfil, o ADM passará o resultado ao consultor de vendas e gerente, que darão andamento ao pedido, com a forma de pagamento desejada pelo cliente. Se o crédito for rejeitado, o consultor de vendas e gerente devem propor uma nova forma de pagamento ao cliente.
  4. Após fazer o pedido e atender o cliente, o consultor de vendas deve entregar toda a documentação da negociação (uma via do pedido e o comprovante de pagamento ou valor em espécie) ao responsável administrativo da loja (ou de compras), para acerto de caixa, emissão da NF de faturamento antecipado e digitação do pedido de compra no Grupo Portobello.
  5. O responsável administrativo deve arquivar os pedidos físicos assinados pelo cliente pelo período de 05 (cinco) anos, tempo de garantia dos produtos Portobello.
  6. Para informações extras, observações e combinações com o cliente sobre o pedido, registrar no Chatter do pedido no CRM Salesforce.

 

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