O Consultor de Franquias é fundamental para a execução das estratégias no ponto de venda e no relacionamento entre a Franqueadora e as Lojas, especialmente no sentido de fomentar os diferenciais competitivos e a cultura Portobello Shop, gerando mais negócios a partir do alinhamento da Rede com a ponta e a experiência da ponta com a da Rede.

A atuação do Consultor de Franquias engloba 3 grupos de atividades:

  • Diferenciais da Portobello Shop: fomentar o desenvolvimento da loja na busca por resultados e melhoria contínua, alinhado às estratégias da Rede; atuar nos principais fatores críticos de sucesso e diferenciais competitivos da Portobello Shop;
  • Vendas: atuar no diagnóstico comercial por meio da gestão de indicadores da Loja x Regional x Rede, identificando as principais oportunidades juntamente com o acompanhamento da movimentação do mercado e da concorrência na região; apoiar e orientar os Franqueados na elaboração e implementação do plano de ação de vendas, acompanhando o desempenho e a evolução da Unidade Franqueada;
  • Operações: atuar, compartilhando boas práticas e como interface entre as lojas e as áreas da Portobello, fornecendo suporte operacional, quando necessário. (Cabe ressaltar que o suporte operacional tem caráter instrucional e as solicitações dos consultores às áreas da Portobello estão sujeitas às mesmas regras e padrões vigentes para as solicitações das lojas, como forma de manter a isonomia nos processos). O suporte operacional pode ser dividido em:
    • Econômico/financeiro: instruções sobre boas práticas de gestão, saúde financeira do negócio, controle da utilização do limite de crédito da Portobello e de novos investimentos.
    • Capacitação: complementar os treinamentos corporativos da Franqueadora, com instruções sobre boas práticas de utilização do portfólio, relacionamento com especificadores, eventos, sistemas e ferramentas de apoio.
    • Serviços: orientar sobre serviços que diferenciam a loja no mercado, como projetos, cortes especiais, vendas externas, entre outros.
    • Experiência de compra: orientar as Lojas para a correta exposição dos produtos, de acordo com o padrão da rede; identificar oportunidades para reformas de ampliação e atualização da área de vendas das Lojas; acompanhar a performance do portfólio (Gestão por Categoria), alinhado com a estratégia da Rede; auxiliar no aprimoramento do atendimento, capacitação e serviços da loja.
    • Padronização: alinhar as estratégias e cultura da Franqueadora com as lojas e uniformizar os processos; acompanhar as lojas a fim de garantir a consistência de Normas, Políticas, Processos e padrões passados pela Franqueadora. Estas padronizações são avaliadas a cada visita do Consultor de Franquia, para alimentar o Sistema de Avaliação de Programa de Excelência Portobello Shop.

O Consultor também tem por obrigação o acompanhamento presencial, realizando visitas constantes às suas lojas. Todas estas visitas são formalizadas, com o registro dos principais assuntos abordados, definição e acompanhamento do Plano de Ação.

 

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