Por definição, o ciclo de vida do produto é uma correlação entre os seus estágios de vendas e os seus lucros.

Um produto de sucesso percorre, geralmente, quatro estágios ou quatro fases, ao longo da sua vida ativa no mercado: introdução, crescimento, maturidade e declínio (Gestão de Produtos e Marcas, FGV).

fonte: Gestão e desenvolvimento de produtos e marcas, 3ª edição, FGV.

Trazendo estes conceitos para o universo Portobello Shop, pode-se afirmar que os produtos são lançados em qualquer uma das categorias, Únicos, Top Design, Originais e Suplementares, com objetivo de suprir alguma demanda identificada no mercado. Como no varejo tudo é dinâmico, é muito comum que produtos migrem de categoria com o tempo. Abaixo, estão os exemplos mais comuns de migração de categoria durante o ciclo de vida de um produto:

  • Único para Top Design: produto ganha escala na fase de crescimento, tornando-se item de desejo de consumo e com alto volume de vendas;
  • Top Design para Original: produtos similares são lançados pela concorrência, pressionando a redução de preços e margens;
  • Único para Suplementar: produto continua atendendo nichos e detalhes de projeto e produtos similares são lançados pela concorrência pressionando redução de preços e margens.

A Portobello Shop é o canal de vendas de inovação da Portobello, portanto está sempre lançando novas coleções. Paralelamente a esses lançamentos, produtos são descontinuados com o objetivo de manter o nível de serviço e viabilizar a exposição dos novos nas lojas. Para facilitar a gestão das lojas, os produtos são classificados quanto à sua fase de vida:

  • Ativo (AT): são produtos liberados para comercialização por estarem desenvolvidos, contidos na política comercial vigente, e que possuem ações planejadas de produção, estoque, marketing e venda.
  • Sob Pedido (SP): são produtos de portfólio, sem estoque, e que necessitam de volume mínimo para serem produzidos. Caracterizam-se por terem demanda sazonal (produtos sem venda regular).
  • Descontinuidade Programada (DP): são produtos liberados para comercialização e com descontinuidade já definida e comunicada, havendo prazo para a interrupção de suas vendas. Durante esse período, os pedidos devem ser atendidos normalmente.
  • Descontinuado (DE): são produtos fora do portfólio, disponíveis em estoque, com vendas autorizadas enquanto durarem os estoques.
  • Inativo (IN): são produtos fora do portfólio, anteriormente comercializados pela Portobello, sem estoque remanescente.

Consulte as regras vigentes de fase de vida de produtos no Portal do Franqueado >>> Comercial >> Regra Comercial > Regras Gerais

Consulte também a Cartilha de Atendimento: Portal do Franqueado >>> Comercial >> Regras Comerciais > Geral.

 

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