Gestão por Categoria é um processo permanente de integração entre a indústria e o varejo, para maximizar os resultados da cadeia. Esse processo contempla a execução de uma estratégia que integra: Portfólio de produtos e Serviços, Precificação e Ações Comerciais, Exposição no Ponto de Venda e Comunicação com o Consumidor.

Para encontrar o equilíbrio dos negócios e destacar os diferenciais da empresa no portfólio, a Portobello dividiu os seus produtos em categorias, por meio de uma releitura da clássica matriz BCG*:

*A matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto.

Para manter a diferenciação e o valor percebido dos nossos produtos dentro das variações do mercado é necessário que a equipe da Portobello estude, periodicamente, o papel e o valor de cada item do seu portfólio.

Para potencializar a venda desses produtos com maior valor agregado, a Portobello Shop correlaciona as categorias e o ano de lançamento com as margens de contribuição das lojas. Portanto, os produtos das categorias com maior Diferenciação (TOP Design e Únicos) e das coleções mais recentes, possuem margens de contribuição (%) maiores para o Franqueado, conforme ilustração a seguir:

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