Potencial de Mercado e Metas
Para auxiliar as lojas na busca de resultados sustentáveis, a Portobello Shop elabora um plano de metas a serem perseguidas anualmente. Este plano passa por um processo de avaliação e por algumas etapas de calibragem, sempre com a participação de um comitê especializado e do Consultor de Franquias.
As metas são definidas com base nas informações históricas das lojas e nos objetivos da Portobello Shop:
- Data de abertura de loja (se foi inaugurada recentemente);
- Reaberturas (se a loja foi reaberta recentemente);
- Agenda de reformas e ampliações;
- Análise de desempenho histórico da loja e do Franqueado;
- Objetivos de crescimento da Portobello Shop para o ano vigente (desafios da empresa);
- Patamares mínimos aceitáveis de atingimento de resultados da Portobello Shop;
- Calibragem das metas pelo comitê e Consultor de Franquias.
Após avaliar estes fatores, tem início uma etapa de comparação com o estudo de potencial mercado, que avalia o market share (participação de mercado) atual de cada loja em relação ao mercado de revestimentos da sua microrregião e o mercado disponível para que a loja possa crescer.
Com base nesse estudo, é desenvolvido um sistema de degraus de market share, que posiciona a loja num certo degrau e lhe permite saber qual o crescimento da sua participação de mercado para atingir o degrau seguinte.
A seguir à avaliação de market share e à definição de objetivos com base no mercado potencial, as metas das lojas são novamente calibradas com o auxílio do Consultor de Franquias.
Por fim, as metas são divulgadas às lojas antes do início do ano de vigência da meta, para serem acompanhadas mensalmente por Franqueados e Consultores de Franquias.