A área de Arquitetura de varejo, juntamente com a marca Portobello, busca trazer para as lojas Portobello Shop uma interpretação contemporânea da linguagem da arquitetura, design e varejo, transformando a experiência de compra para clientes e especificadores.

O principal objetivo dos projetos de arquitetura da Portobello Shop é motivar os clientes a se relacionarem com a marca, envolvendo-se mais com os produtos e gerando uma melhor experiência de compra, além de criar ambientes agradáveis para os seus públicos (consumidores e funcionários).

Para que a organização e preparação do estabelecimento proporcionem bons resultados é necessário seguir um cronograma do projeto de arquitetura da loja: levantamento, conceito, estudo preliminar, diretrizes de projeto, execução, gerenciamento de obra e inauguração.

Este processo é o mesmo para abrir novas lojas, reformar, ampliar e mudar de ponto. O que difere é o tempo estimado.

Levantamento Técnico

Após certificar-se de que o ponto é adequado e atende os pré-requisitos da área de Expansão, o Franqueado deverá fornecer à Franqueadora o levantamento técnico do local, que deverá conter:

  • Planta baixa do imóvel com cotas reais (arquivo DWG);
  • Identificação de paredes estruturais, vigas e pilares (arquivo DWG);
  • Cortes contemplando as alturas de pé direito da edificação (arquivo DWG);
  • Fachada (arquivo DWG);
  • Registros fotográficos, com fachadas e vistas gerais internas da loja, segundo o modelo abaixo (arquivo JPG);
  • Para pontos com formatos diferentes do retangular, o registro fotográfico deve mostrar as principais vistas da loja, evitando os pontos cegos.

Atenção: Lojas que passaram por ampliação ou mudança de ponto têm que fornecer à Franqueadora um inventário da exposição segundo os padrões estabelecidos pela área de Visual Merchandising, que está disponível no Portal do Franqueado no Comunicado 720_INVENTÁRIO DE EXPOSIÇÃO 2019.

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Dados gerais da loja

Após receber a ficha cadastral fornecida pela área de Expansão, contendo o programa de necessidades e o levantamento técnico, começa o processo de avaliação dos dados pela área de Arquitetura de Varejo. 

Estudos preliminares

A etapa de Estudo preliminar da Loja Portobello Shop resulta na apresentação da planta de layout da loja e sua fachada. Consiste em trazer soluções espaciais e construtivas para o espaço, baseando-se em análises de dados gerais da loja e dos estudos feitos pelo setor Visual Merchandising, que indicam quais produtos prioritários a serem expostos.

Contratações de fornecedores e construtora

Após aprovação do layout, o Franqueado é responsável por contratar fornecedores para desenvolver os Projetos Complementares e executar a obra.

Os Projetos Complementares consistem em: projeto arquitetônico, projeto de climatização, projeto hidrossanitário, projeto elétrico e projeto preventivo. A implantação destes projetos deve respeitar as diretrizes passadas pela área de Arquitetura de Varejo (veja ponto a seguir).

Diretrizes do Projeto

A área de Arquitetura apresenta as Diretrizes dos projetos para a Loja Portobello Shop, contemplando os seguintes itens:

  • Memorial descritivo
  • Esboço de layout
  • Sinalização das paredes a construir e demolir
  • Indicação de paginação do piso da loja
  • Indicação de pontos elétricos
  • Identificação de forro
  • Localização e identificação dos expositores
  • Cortes esquemáticos
  • Proposta de Fachada

Compatibilização

Após receber as Diretrizes de projeto, fornecidas pela Portobello Shop, o Franqueado tem 15 dias para enviar a Compatibilização dos Projetos Complementares. 

Projetos de Ambientes

Esta etapa do processo consiste na confecção e detalhamento dos ambientes e painéis inclinados que contemplam o cenário de exposição da nova loja Portobello Shop.

Para executar o projeto dos ambientes, a área de Arquitetura de Varejo realiza análises a partir de estudos feitos pelo setor Visual Merchandising, que indicam a prioridade de produtos a serem expostos na loja.

A logística de produtos inclui a quantificação e implantação dos produtos Portobello e é de responsabilidade do Franqueado o acompanhamento e recebimento desses produtos na obra

Orçamentos de fornecedores homologados

A Portobello possui alguns fornecedores homologados que contribuem para as obras da loja:

  • Projeto Luminotécnico: desenvolvido por uma empresa especializada e parceira da Portobello Shop. O investimento é pago pelo Franqueado, que terá a responsabilidade do fornecimento de dados fiscais.
  • Luminárias: após definição do Projeto Luminotécnico, a Portobello solicitará orçamentos às empresas homologadas, cabendo ao Franqueado a responsabilidade pelo prazo de entrega, instalação e demais questões financeiras.
  • Expositores/Mobiliários: A Portobello solicitará os orçamentos às empresas homologadas, cabendo ao Franqueado a responsabilidade pelo alinhamento do prazo de entrega, instalação e questões financeiras.
  • Complementos (Louças e Metais): A Portobello solicitará os orçamentos às empresas parceiras, cabendo ao Franqueado a responsabilidade pelo alinhamento do prazo de entrega, instalação e questões financeiras.
  • Decoração dos ambientes: A Portobello indicará sugestões de decoração no projeto detalhado dos ambientes. Caso o Franqueado opte por não seguir alguma das sugestões indicadas, será necessário solicitar a aprovação da área de Arquitetura de Varejo. Ficará a cargo do Franqueado alinhar com os fornecedores a compra e prazo de entrega dos itens.

Finalizações da obra

No final de todos os processos acima listados, o setor de Visual Merchandising será responsável por fornecer o projeto de comunicação visual da loja ao Franqueado, antecedendo a inauguração.

O projeto de comunicação visual inclui as quantidades e posicionamento de itens como: quadros de identificação de ambientes, etiquetas de identificação de produtos, quadros decorativos, identificação de painel de TV, identificação de conjunto de painéis, além das sinalizações de entrada, banheiros, copa, depósito, administração, horário de funcionamento, estacionamento, entre outras.

Maiores detalhes sobre Visual Merchandising aqui.

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