A palavra porcelanato tem origem na Itália, onde o produto foi inicialmente produzido nos anos 70. Originalmente desenvolvido para atender exigências de revestimentos em áreas industriais, conquistou, aos poucos, as áreas comerciais e residenciais.

Na década de 90 houve uma explosão no mercado mundial do Porcelanato. Entre 1990 e 1994, o mercado atingiu 12% da produção total de revestimentos na Itália. De 1994 a 1997, aumentou em 10% a produção de Porcelanato e a Itália passou a produzir 90% do Porcelanato europeu.

O Porcelanato não é uma cerâmica tradicional. É o grande substituto de materiais naturais como pedras, mármores, granitos e madeiras. Tem absorção de água praticamente nula e maior resistência mecânica. A Portobello, reconhecida internacionalmente como uma empresa de design e inovação, reconheceu neste produto um grande mercado a ser explorado. Em 1993, a Portobello introduziu o Porcelanato no Brasil, com produtos importados da Itália e, em 2000, iniciou a sua própria produção de Porcelanato.

Este lançamento marcou uma nova fase na história da Portobello, que tem como propósito transformar ambientes e emocionar pessoas.

Entre as principais características deste material estão a pouca porosidade e consequente baixa absorção de água e alta resistência mecânica, uniformidade de coloração e alta resistência à abrasão física e química. No mercado, o porcelanato pode ser encontrado com duas classificações distintas, Porcelanato Não Esmaltado (toda massa) e Esmaltado, como veremos a seguir.

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